ORD | PARTICIPANTE | TÍTULO DO TRABALHO |
001 | Cláuberson Correa CARVALHO | SEJA QUEM VOCÊ É: o ethos do discurso de autoajuda para adolescentes |
002 | 1. LAYANE KESSIA PEREIRA SOUSA ; 2. PAULO CÍRIO SILVA |
LÍNGUA (PORTUGUESA) E IDENTIDADE: traços do falar maranhense |
003 | VANUSA CRISTINA SILVA DOS SANTOS | Uma análise do uso das estratégias de referenciação – anáfora e catáfora – na progressão referencial de textos argumentativos produzidos por graduandos do Curso de Letras/ CECEN. |
004 | BRUNO DA SILVA RODRIGUES | Marcadores conversacionais: eu uso, tu usas. |
005 | 1. Antonio Cilírio da SILVA NETO; 2. Luiz Roberto Peel Furtado de OLIVEIRA |
SISTEMATIZAÇÃO DAS TERMINOLOGIAS SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS: a complexidade e os estudos linguísticos no ensino de língua materna |
006 | 1. Camila RODRIGUES SILVA;犀利士 2. Elem Kássia GOMES. |
A ESCRITA REFLEXIVA NO RELÁTORIO DE ESTÁGIO: O LUGAR DA CONCILIAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA DOCENTE |
007 | RENATO SOUSA LINHARES | ANÁLISE DO DISCURSO HETEROSSEXISTA E HETERONORMATIVO DO PARTIDO SOCIAL CRISTÃO |
008 | MARCO ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS | Interfaces Literatura e Artes Visuais no Brasil do século XX |
009 | DALVANIRA NEVES EVERTON | O USO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO RECURSO SIGNIFICATIVO NA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
010 | 犀利士 le=”color: #000000;”>1. Isabela da SILVA LIMA; 2. Isayane ROCHA RAPOSO; 3. Jarliane SOUZA DINIZ MENEZES; 4. Pedro Lázaro OLIVEIRA. |
O USO DA LINGUÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: uma reflexão sobre o ensino das gramáticas. |
011 | MARIA THAYSE DE ALMEIDA GOIZ | LITERATURA E CINEMA SOB UMA PESPERCTIVA EDUCACIONAL |
012 | Cláudio Wyctor Machado TORRES | MEDEIA: A INOVAÇÃO ESTILÍSTICA DE EURÍPIDES |
013 | 1. Amanda BARROS-; 2. Thaymison GOMES. |
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DA LEITURA: O DISCURSO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL X CONTINUADA |
014 | 1. Flavia Regina Neves da Silva; 2. Francisca Magnólia Pinheiro Viegas Machado |
ORALIDADE NA ESCRITA DIGITAL: um estudo em Facebook |
015 | Amanda de Jesus Fernandes de CARVALHO | Menos água ou menas água? – um estudo geossociolinguístico com base nos dados do Atlas Linguístico do Maranhão |
016 | Layane Kessia Pereira SOUSA; |
HIDRONÍMIA MARANHENSE DE ORIGEM INDÍGENA: A CONTRIBUIÇÃO DO ATLAS LINGUÍSTICO DO MARANHÃO |
017 | Lívia Cristina Silva REIS | UMA ABORDAGEM INTERDISCURSIVA DA CRÔNICA NO ENSINO DE PLE |
018 | Marcos Adílio Oliveira MORAES | IMAGENS DO NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DO ROMANCE ÚRSULA DE MARIA FIRMINA DOS REIS |
019 | 1. Maxsoel COSTA; 2. Marize Barros Rocha ARANHA. |
A LINGUÍSTICA TEXTUAL E A SALA DE AULA: como construir a noção de textualidade na atividade da escrita? |
020 | Larissa Rodrigues Reis SOUSA | A INTERFERÊNCIA DA ORALIDADE NA LEITURA. |
021 | Thaís Cunha MELO | As memórias ficcionais em Barragem contra o Pacífico e O amante de Marguerite Duras |
022 | Dayana dos SANTOS COSTA | A ascendência do amor em Clarice Lispector |
023 | Silvana Oliveira do NASCIMENTO | A INTERFERÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA DOS ALUNOS |
024 | MANUELA MARIA CYRINO VIANA | A escrita dos surdos nas redes sociais, percepções da língua Portuguesa como segunda língua. |
025 | Andréia Macedo da Silva
Roniela Almeida Moreira |
O ENSINO DA VARIEDADE E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA |
026 | Amanda BARROS- | OS DESAFIOS DA PRÁTICA DA LEITURA: O DISCURSO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL X CONTINUADA |
027 | Thaís FERNANDES- | AS INTERFACES DO USO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICA DOCENTE NA EJA |
028 | Profª Msc. Camila RODRIGUES-SILVA- | DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA DOCENTE: O ESTÁGIO ENQUANTO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE |
029 | Maria Carolynny Doana Brito Teixeira; Mariana Soares dos Santos. | A análise sociolinguística na estrutura de slogans publicitários |
030 | Dandara SALES DE LIMA | O Retrato de Dorian Gray: um estudo do orbe fantástico |
031 | Profª Elem Kássia GOMES | A ESCRITA REFLEXIVA NO RELÁTORIO DE ESTÁGIO: O LUGAR DA CONCILIAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA DOCENTE |
032 | Taylane Raquiele da Silva Cardoso | A LINGUÍSTICA APLICADA NA LITERATURA BRASILEIRA AOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR |
033 | Nádia SUELEM RODRIGUES SILVA | A POESIA MARGINAL COMO MUSA INSPIRADORA NA CRIAÇÃO LITERÁRIA |
034 | Thaymison SOUSA | OS ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: A PRÁTICA DA ESCRITA NO ENSINO MÉDIO |
035 | Raniele Sampaio COSTA | A IDENTIDADE DO GÊNERO FEMININO NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – um estudo comparativo em Análise de Discurso entre Mônica e Luluzinha. |
036 | Myrian Cristina CARDOSO COSTA Pauliane CHAVES BATISTA |
VIDAS SECAS: UM ROMANCE MONTADO. |
037 | SUZANA MARIA LUCAS SANTOS1 | ACOMODAÇÕES FONÉTICAS E FONOLÓGICAS REALIZADAS POR FALANTES BRASILEIROS EM CONTEXTO DE LÍNGUA INGLESA |
038 | CARLOS VIANA PIMENTEL | LETRAMENTO LITERÁRIO: DESAFIOS DO SÉCULO XXI. |
039 | ANA LOURDES QUEIROZ DA SILVA | A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DO SUJEITO NEGRO NO GÊNERO PUBLICITÁRIO: O CASO COCA-COLA |
040 | Vilma VAZ MONTEIRO | QUESTÕES RELATIVAS DA LITERATURA NO CAPÍTULO “ESTRANHO”, DO LIVRO
AMOR, DE TONI MORRISON. |
041 | Antonio Cilírio da SILVA NETO 1
Luiz Roberto Peel Furtado de OLIVEIRA2 |
SISTEMATIZAÇÃO DAS TERMINOLOGIAS SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS: a complexidade e os estudos linguísticos no ensino de língua materna |
042 | Janaina Lopes de AMORIM* Dayane do Nascimento BRITO* |
ESCRITA X ORALIDADE: UM ESTUDO DE CASO DAS PRODUÇÕES DO JORNALISTA HEMERSON PINTO |
043 | LAYANE KESSIA PEREIRA SOUSA JOSÉ DE RIBAMAR MENDES BEZERRA PAULO CÍRIO SILVA |
LÍNGUA (PORTUGUESA) E IDENTIDADE: traços do falar maranhense |
044 | Liana Márcia Gonçalves MAFRA ; Samira Raely Santos RODRIGUES; Vanessa Christina de NAZARÉ | DÍAS Y NOCHES DE AMOR Y DE GUERRA NA AMÉRICA LATINA: entrelaçamento entre literatura, história e memória em Eduardo Galeano |
045 | José Ricardo Costa Miranda Filho | A cultura brasileira nos 60 |
046 | CARLOS VIANA PIMENTEL | ÚRSULA: O GRITO DOS OPRIMIDOS DO SÉCULO XIX NA VISÃO DE MARIA FIRMINA DOS REIS. |
047 | Maria Auxiliadora G. de MESQUITA (Prof. Dra – UEMA) Francelle da Conceição F. AZEVEDO Victa Maria Grassielle S. PINHEIRO |
ENUNCIADOS DE CAMINHÃO: TEMÁTICA E HUMOR |
048 | BRUNO DA SILVA RODRIGUES | Marcadores conversacionais e a produção de sentido |
049 | Saulo Lopes de Sousa | DE VOLTA AO ÉDEN Mito e símbolo em Anticristo, de Lars von Trier |
050 | DIOENE DE CASTRO FERREIRA MORENO | A EVOLUÇÃO SOCIOHISTÓRICA DA LÍNGUA PORTUGUESA E OS EMPRÉSTIMOS LINGUÍSTICOS: numa perspectiva diacrônica. |
051 | VANUSA CRISTINA SILVA DOS SANTOS JÉSSICA DRUM RIBEIRO GARCÊS |
UMA ANÁLISE DE PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO EM REDAÇÕES PRODUZIDAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. |
052 | Alessandra Ferro Salazar CARO ; Miquéias Pereira COELHO | CINEMA E LITERATURA: NARRATIVA DA OPRESSÃO E DA DOR n’A CIDADE E OS CACHORROS DE MARIO VARGAS LLOSA. |
053 | Luciana Rocha CAVALCANTE | A ORALIDADE EM FOCO NO ENSINO DE INGLÊS INSTRUMENTAL NO CURSO DE TURISMO |
054 | KERLEN LIMA DA LUZ | O BIG BANG DA LITERATURA: A EXPLOSÃO CONTEMPORÂNEA DO GÊNERO “FANTÁSTICO” NA LITERATURA MUNDIAL |
055 | Luís Henrique SERRA
Flávia Pereira SERRA Theciana Silva SILVEIRA |
AS METÁFORAS CONCEITUAIS NAS DENOMINAÇÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS DO UNIVERSO INFANTIL NO MARANHÃO |
056 | Luzia Passos SILVA | LITERATURA DE MASSA COMO PRÁTICA DE INCENTIVO À LEITURA |
057 | Carlos Eduardo de Paula SANTOS | NORDESTINOS ENFRENTANDO O PRECONCEITO LINGUÍSTICO |
058 | Maria Augusta BRITO ¹ Lucília LISBOA² Janilma ARAUJO³ Niade QUEIROZ4 Adelma CURVEL5 |
LAS CONSTRUCCIONES RELATIVAS EN PB Y ESPAÑOL |
059 | Ana Paula GOMES AVELAR | Título:POEMAS SELECIONADOS: Torquato Neto sob o inusitado olhar contemporâneo |
060 | Ana Lídia Gomes Daniela Alves Laura Ramos Luciene Neves Michele Costa1 |
COMPARACIONES DE LOS DEMOSTRATIVOS EN PORTUGUES Y EN ESPAÑOL. |
061 | Francelle da Conceição Fonseca AZEVEDO Victa Maria Grassielle Siqueira PINHEIRO |
A importância do ensino do Léxico como proposta didática em língua materna |
062 | Ana Paula GOMES AVELAR | POEMAS SELECIONADOS: Torquato Neto sob o inusitado olhar contemporâneo |
063 | NÁDIA LETÍCIA PEREIRA SILVA | A REDUÇÃO DA NASALIDADE DOS DITONGOS ÁTONOS NA FALA DOS LUDOVICENSES: análise dos fatores sociais e linguísticos com base nos dados do ALiMA |
064 | Michelle de Sousa BAHURY
Naiara Sales Araújo SANTOS |
A identidade do professor de inglês discursivizada por ele mesmo |
065 | Paulo Gabriel Calvet RIBEIRO
Maria de Fátima Sopas ROCHA |
CRITÉRIOS PARA A ESTRUTURAÇÃO DE UM CORPUS: o estudo dos tabus
linguísticos e o processo de formação de palavras |
066 | Theciana Silveira | ESTUDO TERMINOLÓGICO DA LINGUAGEM DAS QUEBRADEIRAS DE COCO DO MARANHÃO |
067 | Edson Lemos PEREIRA | HIDRONÍMIA DE ORIGEM INDÍGENA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ATLÂNTICO NORDESTE OCIDENTAL |
068 | Weber Bezerra dos SANTOS JUNIOR | OS IMBRICAMENTOS NARRATIVOS EM O VICÊ-CONSUL, DE MARGUERITE DURAS |
069 | Ailla Rakel VIEGAS GONÇALVES | (Des)construção da imagem de si em A Força da Idade, de Simone de Beauvoir. |
070 | Adonay RAMOS MOREIRA | 犀利士 ;”>Drummond ou a Imagem de um Tempo: notas sobre a visão política contida no livro A Rosa do Povo |
071 | Gladson Fabiano de ANDRADE | O CONTO O HOMEM QUE HIPNOTIZAVA DE ANDRÉ CARNEIRO: FICÇÃO CIENTIFICA BRASILEIRA E A DITADURA MILITAR |
072 | Auristélia dos Santos SODRÉ | HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DA TURMA DA LULUZINHA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO GÊNERO FEMININO. |
073 | Isabelle Victória Ramos dos SANTOS | A CRÔNICA JORNALÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
074 | Marcos Adílio oliveira MORAES | GÊNEROS TEXTUAIS LITERÁRIOS COMO PRÁTICA MEDIADORA NA LEITURA, DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL SEVERIANO DE AZEVEDO NO POVOADO PALMEIRAS ICATU-MA |
075 | Gilvan Santos Gonçalves. | TÍTULO: PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO EM GÊNEROS ESCRITOS POR ALUNOS DO CURSO DE LETRAS: AS MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO. |
076 | MOREIRA, Sonia Regina Abreu | A TRAGÉDIA EM NELSON RODRIGUES: AS TEMÁTICAS DE ORDEM SOCIAL ABORDADAS EM O BEIJO NO ASFALTO |
077 | Fernanda Camara Maciel1* Gilva Santos Gonçalves2** Irlane Torres Gonçalves*** Maria José de Jesus Pereira**** Maria José Quaresma Vale3***** |
LA CERCANÍA DE PORTUGUÉS/ESPAÑOL: ¿un obstáculo en el aprendizaje? |
078 | Aline Araújo Rocha1 Andressa Karyne Pinto Santana2 Ana Carolline Martins dos Santos3 Laura Angélica Lisboa Silva4 Paula Neves Aguiar5 |
|
079 | Antonio José de Ribamar MORAES* | OMAR KHAYYAM: O ÉBRIO DE DEUS |
080 | Thaiane Alves MENDONÇA | ATLAS SEMÂNTICO-LEXICAL DE ICATU: um estudo do português falado no Maranhão |
081 | SANTOS, Edneide Maria Ferreira | A TRANSPOSIÇÃO DAS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS INFANTO-JUVENIS
PARA A LINGUAGEM AUDIOVISUAL: estratégia para conquistar leitores. |
082 | *JÉSSICA PEREIRA NUNES | ANÁLISE CRÍTICO-SOCIOLÓGICA DA OBRA A FILHA DE PAI FRANCISCO DE LENITA DE SÁ |
083 | DEYLANE DE OLIVEIRA AGUIAR EDSILENE RODRIGUES ALMEIDA GILCILENE DE JESUS DOS SANTOS MARIA DAS MERCÊS FERREIRA CABRAL MARIA JOSÉ QUARESMA VALE JÉSSICA PEREIRA NUNES |
LOS CLITICOS Y POSIBLES SEMEJANZAS Y DISTINCIONES DE COLOCACIÓN EN ESPAÑOL Y EN PORTUGUÉS |
084 | DANIEL RODRIGUES RIBEIRO2 | OFICINA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA SURDOS: uma proposta interacionista sociodiscursiva |
085 | Maria Augusta COSTA DE BRITO ROSA | A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO MONOGRAFIA NO CURSO DE LETRAS LICENCIATURA |
086 | LETÍCIA GANTZIAS ABREU (UFMA) | “LiteraTube”: o Youtube como plataforma de propagação literária e uma ferramenta didático-pedagógica no ensino de Literatura |
087 | Edimara SALES Cordeiro1 Rebecca Rocha BALDEZ2 MARIA José NELO3 |
POSSIBILIDADES DE ENSINO NA PERSPECTIVA DO GÊNERO CARTA |
088 | PAULO DA SILVA LIMA | A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESENHA DE FILME MEDIADA POR FERRAMENTAS DIDÁTICAS |
089 | Mylena Mendes Ribeiro MENEGAZZO | A CONVER必利勁 SAÇÃO ENQUANTO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DA COVERSAÇÃO |
090 | Maxsoel COSTA
Conceição de Maria Araujo RAMOS |
O USO DO PRONOME DE PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR NA POSIÇÃO DE SUJEITO: o que diz a gramática normativa e o que mostram os dados de fala de maranhenses. |
091 | Aliannie Loiola Freitas ARAUJO | HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA: A PROGRESSÃO TEXTUAL, MOTOR DA NARRATIVIDADE |
092 | SANTOS, Edneide Maria Ferreira | A TRANSPOSIÇÃO DAS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS INFANTO-JUVENIS PARA A LINGUAGEM AUDIOVISUAL: Uma proposta para formação de formação de leitores. |
093 | LETÍCIA MARINHO SILVA | PRECONCEITO LINGUÍSTICO – Adequação das Variedades Linguísticas na Fala |
094 | Francisca Imaculada Santos OLIVEIRA
Dra. Maria de Fátima Sopas ROCHA |
A LÍNGUA PORTUGUESA NA FALA DOS GUAJAJÁRAS: AS UNIDADES FRASEOLÓGICAS EM FOCO |
095 | Flávia Pereira SERRA | O LÉXICO MARANHENSE E A INFLUÊNCIA AFRICANA: UM GLOSSÁRIO COM BASE NOS DADOS DO PROJETO ALIMA |
096 | Luís Henrique Pereira da SILVA1 | A TRADIÇÃO, O KANUN, A PAIXÃO E O TRÁGICO EM ABRIL DESPEDAÇADO |
097 | DANIELA JAQUELINE TÔRRES BARRETO | PORTUGUÊS PARA O GINÁSIO, DE JOSÉ CRETELLA JÚNIOR: Semântica em uma abordagem historiográfica |
098 | Jonas Magno Lopes AMORIM | ROBERTO BOLAÑO: O DETETIVE LITERÁRIO |
099 | MARIANA DOS REIS DA LUZ | ME SINTO ASSIM |
100 | Fernanda Marques dos Santos | A cultura brasileira durante os anos 1960 a partir das leituras de Ferreira Gullar e Roberto Schwarz |
101 | Erika Nunes da SILVA | THE CANTERBURY TALES: “O conto da outra freira, uma questão religiosa” |
Relação de Trabalhos Aceitos
Compartilhar.